sobre

Olá! Eu sou Juliana!

Atualmente, desenho experiências informacionais e educacionais para aproximar o conhecimento produzido em pesquisas, trabalhos criativos, saberes tradicionais e pessoas, organizações, coletivos para aprimorar a autogestão, promover a equidade, construir e fortalecer redes de colaboração.

O Studio Guttis é uma iniciativa de mobilização de conhecimento.

Antes de chegar aqui, percorri uma longa jornada. Iniciei na assistência à saúde, por meio da minha primeira formação, a Enfermagem. Tive oportunidade de ter experiências com o cuidado humano em todo ciclo de vida.

No ensino, transitei por diferentes papéis, como monitora durante a graduação, participante de grupo de pesquisa, professora de graduação e pós-graduação, supervisora de estágio curricular, facilitadora de cursos de livres, organizadora de eventos e mentoria. Esse dia a dia me despertou o interesse para o desenho de experiências educacionais. Que me levou a cursar todas disciplinas de uma especialização, Gestão de recursos humanos em saúde, a qual não concluí.

Entre 2009 a 2011 me dediquei a fazer transição de carreira para área de editoração e informação, me especializei em informação e comunicação científica. A partir dessa experiência, assumi posições em gestão editorial, curadoria de dados, informação e conteúdo, pesquisa bibliográfica, estudos métricos e letramento informacional. Com a construção do meu repertório, desenvolvi um modelo de avaliação de políticas e estratégias editoriais, a qual tenho implementado e busco aprimorá-lo.

Com o mestrado, aprofundei no estudo de redes de colaboração e translação de conhecimento. Me interessei pela mobilização do conhecimento, aprofundei no espectro K*, uma abrangente gama de atividades relacionadas à produção, troca e aplicação do conhecimento para além do universo acadêmico. Segui essa linha no doutorado em saúde pública e meio ambiente (interrompido em 2019). Essa experiência me levou a conhecer mais sobre o meio ambiente, a avaliação de impacto à saúde e os saberes tradicionais. A qual me levou à formação em ayurveda. Tive interesse em visualizar a saúde por outras perspectivas de sistemas de conhecimento.

Há quase quatro anos colaboro com o desenho de experiências informacionais e educacionais para editores e equipes editoriais da América Latina e Caribe, por meio das sessões de boas práticas de processos editoriais para revistas LILACS. Tive a oportunidade de colaborar no delineamento do perfil das revistas LILACS, em um estudo piloto com editoras e as equipes editoriais das revistas de Honduras e apoiá-los a fortalecer suas redes de colaboração e mobilização de conhecimento por meio do modelo 5 domínios.

No momento presente, estudo curadoria, multiletramentos, economia solidária, economia circular, design de serviços para enraizar o Studio Guttis como um empreendimento de fomento e apoio à economia solidária e criativa.