sobre

Olá, sou a Juliana!

Aprender ao longo da vida é um movimento que me mantém em contato com o novo, ressignificando o que já é conhecido.

Sou enfermeira e educadora em saúde integrativa. Atuo no campo da saúde há 31 anos!!!

Nessa trajetória, aprendi que atenção à saúde é muito mais do que focar na doença. Aprendi que a saúde é resultante de uma grama de condições sociais e econômicas. Aprendi que o individuo tem autonomia e corresponsabilidade pela sua própria saúde e responsabilidade coletiva pela saúde para todos, todas e todes. Nesse sentido, escolhi estudar a promoção da saúde, pois acredito que o acesso a informação de qualidade e confiável, a educação em saúde integral e o fortalecimento de políticas públicas, que permitam reduzir as disparidades, podem melhorar a qualidade de vida de pessoas, organizações, comunidades e do planeta.

A saúde planetária é uma atitude perante a vida que enfatiza as pessoas e não as doenças, a equidade e não a manutenção de sociedades injustas.

Trabalhei na assistência à saúde por mais de 10 anos, estive um período como professora de graduação e atuo há mais de 10 anos com informação e comunicação científica.

Nesse percurso, senti o desejo de buscar outras formações, como terapia comunitária, espiritualidade na prática clínica, fotografia, editoração, terapia Maha Lilah, leitura da aura, terapeuta Ayurveda com objetivo de ampliar o meu escopo de trabalho e compor o meu repertório. Além de formações complementares, fiz especialização em informação científica e tecnológica e mestrado em saúde materno-infantil, na linha de gestão do conhecimento e inovação, a qual pude aprofundar meus estudos sobre rede de colaboração, tradução de conhecimento, translação do conhecimento e promoção da saúde. Cursei doutorado em Saúde pública e meio ambiente, a qual interrompi em meados de 2019, em um processo de adoecimento.

Para recuperar minha saúde e o meu bem-estar, mergulhei na sabedoria védica, no ayurveda (“Ciência da vida”), um dos sistemas de autocuidado de medicina tradicional mais antigo do mundo, que concentra-se na relação de um indivíduo com seu próprio corpo, mente, espírito e natureza.

Meu trabalho em educação em saúde integrativa está enraizado em três ramificações

Promoção da saúde

Mobilização de conhecimento

Engajamento comunitário

Publicações e afins

Artigos e editoriais de periódicos científicos

Conteúdos em sites e portais

Infográficos

Apresentações

Ferramentas de apoio à pesquisa e à gestão editorial

  • Modelo de metadados do artigo científico para web 
  • Checklist para padronização de elementos bibliográficos no processo de produção editorial de periódicos indexados na LILACS
  • Mapeamento de avaliação e monitoramento de políticas e estratégias editoriais para desenvolvimento de periódicos 
  • Sumário de mobilização de conhecimento
  • Indicativos de qualidade para artigos de revisão integrativa
  • Exercício de pesquisa bibliográfica

Envie sua mensagem