A biblioteca virtual em saúde em medicinas tradicionais, complementares e integrativas – MTCI Américas

A BVS de medicinas tradicionais, complementares e integrativas é uma fonte que agrega informação e evidência científica em saúde na área de MTCI. Gerida pela Rede MTCI para as Américas com objetivo de promover a formação, regulação, promoção, desenvolvimento da pesquisa e prestação de serviços de MTCI.  

O conceito de medicinas tradicionais, complementares e integrativas visa agrupar os sistemas médicos, terapias e práticas de saúde, que tem o olhar integral do ser humano, da saúde e da doença.   

Essa iniciativa está alinhada com a Estratégia da Organização Mundial de Saúde sobre Medicina Tradicional 2014-2023, além de fortalecer a estratégia de acesso universal à saúde e cobertura universal de saúde da OPAS/OMS.  

Destaco que é um esforço coletivo de instituições, pesquisadores, governos, organizações não governamentais, autoridades nacionais de saúde.  

Como apoiar a BVS MTCI?  

  • Doações 
  • Estágios 
  • Projetos de pós-graduação / Tese 
  • Projetos acadêmicos / de pesquisa 
  • Torne-se um membro da Rede das Américas do MTCI 

A experiência da oficina de escrita terapêutica com Rosangêla Bicalho

Há quase 3 meses parti para uma jornada de oficinas de escrita terapêutica, com Rosangela Bicalho (@rosangelabtr). Os encontros semanais com 1 hora e meia de duração me ensinava a abrir o portal para um outro mundo, o interno. Mesmo a geografia mais conhecida ganhava um novo contorno de sensações e descobertas. Sem medo ou expectativa me permiti atravessar essa porta e caminhar por esse jardim secreto.

Os módulos temáticos, paisagem interior, a voz interior e a bagagem do viajante, me ajudaram a sentir o meu mundo invisível, este que por muitas vezes, eu insisto em querer vê-lo com os olhos do racional.

Rosangela desenhou as oficinas na abordagem da Gestalt, dos fundamentos de Claudio Naranjo dos três amores e de outros elementos norteadores que compõem o seu repertório e visão de mundo.

A cada encontro integrei descobertas e aprofundei nas experiências da escrita. Ora fui uma costureira que junta os pedaços de tecidos e alinhava para costurá-los. Ora fui uma borboleta dançarina que se entrega à paisagem sonora e ao movimento do jardim transmutando seu corpo e para bater as asas.

Nautilus, ciência conectada

Hoje eu trago um tipo de revista científica diferente. A Nautilus, combina ciência, cultura, filosofia, arte e conta uma história com os especialistas do mundo e conecta com as nossas vidas. A cada mês escolhe um tópico e publica toda quinta-feira um novo capítulo.

Em casa

Ficar mais tempo em casa tem sido uma imersão de autoconhecimento e busca para manter-se em equilíbrio.

No começo da quarentena, fiquei muito deprimida e não conseguia manter a minha vida produtiva. A medida que fui buscando estratégias terapêuticas para sair da ansiedade e fui me alimentando de práticas que promoviam o meu equilíbrio e consequentemente a vida produtiva.

Aos poucos, sem dualidade, encontro o significado no fazer, no estar aqui e agora.

Construção de prática da meditação das rosas

Tive os primeiros contatos com a prática de meditação no esporte, quando fiz Karatê. Isso há muitos anos. Mas infelizmente, não construí a prática cotidiana e isso se perdeu. Depois, fiz 8 semanas de Mindfulness presencialmente e por aplicativo. Ambos abordagens me deram ferramentas para desenvolver a atenção plena.

Leia mais

A busca pela consistência

Em julho eu escolhi trabalhar a consistência. Desenvolver a capacidade de manter a continuidade de iniciativas. Em outros tempos, eu diria: quero consolidar as práticas que estão em construção, terminar leituras , resolver as pendências, finalizar os projetos, voltar a escrever no blog, implementar os grupos temáticos, ter mais tempo livre entre tantas outras coisas. Mas no dia a dia, o acúmulo de tarefas e as novas demandas que chegavam, sem o tempo confortável de respiro.

Diante disso, eu acabava na camada superficial da execução, do operacional. Sem deixar muito espaço para perguntar: como eu me sinto neste lugar?

A purificação

Para mim, a purificação é um conjunto de práticas de limpeza que renovam a energia e favorece a vida criativa. O primeiro passo para sair do plano da sobrevivência e ter campo de visão é limpar o que já não faz mais sentido. Parece óbvio, mas entre a consciência e a prática existe um tempo, um fuso horário.

Como uma árvore no inverno, que para manter a energia deixa ir as folhas velhas.

No Maha Lilah, um jogo de tabuleiro védico, conhecido como um modelo de despertar da consciência. A casa 10, da purificação é a primeira casa da segunda linha, do plano criatividade, alinhado ao segundo chakra, conhecido como sacral, da criatividade, da sexualidade, ou seja da criação. É neste estado de consciência, que se dá a chave de virada para mudanças. Isto é, as práticas de purificação/limpeza te fazem vibrar em outra energia, elevando para a casa do poder pessoal. Plano alinhado ao terceiro chakra, plexo solar. E, será sobre essa etapa que praticarei este mês.

Síntese de junho 2020

Junho é virada de semestre e nos faz repensar os planos. Em tempos de incerteza, eu confesso que não consigo fazer muitos planos. Prefiro buscar mais clareza, aprofundamento e equilíbrio emocional para esse período. 

Leia mais

Exerça sua arte, vá em frente!

Desde sempre eu quis tornar a escrita um hábito. De alguma forma, a escrita esteve e está presente nos registros diários, nos cadernos de poesia, nas cartas e nos blogs. Há muitos anos tenho blog, os primeiros foram no início dos anos 2000. Utilizar essa ferramenta me ajudou a olhar para dentro e olhar para fora. Além de desenvolver habilidades, me conectou com pessoas e me aproximou das coisas que gosto e quero dar atenção. Entretanto, esses últimos anos me mostraram algo que tenho falhado vergonhosamente – a consistência.

Leia mais

Realização Profissional: Proposição de Conceito e Instrumento

Como saber se a realização profissional chegou para você? Ou, como você chegou na realização profissional?

A revista Psico-USF, editada pela Universidade de São Francisco, Programa de Pós-graduação em Psicologia publicou o artigo que propõe o conceito e um instrumento sobre realização profissional.

As autoras definem como a percepção de se ter alcançado as metas de carreira mais importantes ou a avaliação positiva de que se está no caminho para alcançar tais metas.

A partir de dois estudos foi feito a validação da Escala de Realização Profissional. As autoras concluíram que tanto o conceito como a escala de realização profissional podem ser utilizadas para mapear o grau de importância, alcance e progresso das metas de carreira. Além disso, possibilitam diagnóstico para o gerenciamento de carreira.

Para saber mais, acesse o artigo

Oliveira-Silva, Ligia Carolina, Porto, Juliana Barreiros, & Arnold, John. (2019). Professional Fulfillment: Concept and Instrument Proposition. Psico-USF24(1), 27-39. https://dx.doi.org/10.1590/1413-82712019240103

Desejos criativos

Este post é para informar que o blog está passando por algumas mudanças. Ao concluir a formação para utilizar o jogo védico chamado Maha Lilah, a grande brincadeira, implementei aqui no blog. Em breve descreverei melhor como serão essas ações.

Leia mais

Aqui, ali, em qualquer lugar

Cá estou eu de volta. Tirando a poeira e ocupando o meu lugar. Fiquei um bom tempo sumida e o blog ficou sem atualização por quase 9 meses, uma gestação de silêncio, autoconhecimento, experiências, novas descobertas e práticas incorporadas.

No último post, Setembro prometeu ampliar a consciência. Foi exatamente o que aconteceu. Nos bastidores eu fiz cursos, participei de vivências, me envolvi em novos projetos, descobri novas técnicas. Infelizmente, não compartilhei por aqui e não postei a programação de posts planejada.

Neste momento presente, eu posto em quarentena na pandemia que parou o mundo. Como diz a música da Rita Lee:

No fim da avenida
Existe uma chance, uma sorte
Uma nova saída…