Síndrome de impostor

Um artigo publicado no JAMA chamou bastante a minha atenção Imposter Syndrome Treat the Cause, Not the Symptom Eu já ouvi algumas discussões sobre a Síndrome de impostor, assim como conheço a Síndrome de Burnout que autores deste artigo consideram análoga. Vou comentar em outro post com detalhes sobre Burnout.

A Síndrome do Impostor se refere a um padrão de comportamento em que mesmo com evidência de suas competências duvidam de suas habilidades e tem medo persistente de serem expostas como uma fraude.

Artigos anteriores atribuem a síndrome traços de perfeccionismo. De fato, o perfeccionismo é paralisante, posso dizer isso de experiência própria. Entretanto, o artigo mostra uma outra causalidade coletiva.

Destaco dois pontos:

O primeiro ponto é a necessidade ampliar a discussão de temas de políticas organizacionais para mitigar a causa e promover advocacia de mudança cultural em nossos espaços de circulação.

O segundo ponto é estamos atentos aos debates no twitter, pois atualemnte tem sido uma das principais ferramentas de disseminação de artigos e de temas para aprofundarmos. Como este artigo, saiu de um debate coletivo no Twitter.

Nesse sentido, eu sugiro um outro artigo que já comentei neste post Transformando ideias em questões

Para saber mais

Mullangi S, Jagsi R. Imposter Syndrome: Treat the Cause, Not the Symptom. JAMA. 2019;322(5):403–404. doi:10.1001/jama.2019.9788

Corkindale  G. Overcoming imposter syndrome. Harvard Business Review blog. https://hbr.org/2008/05/overcoming-imposter-syndrome. Posted May 7, 2008

Deixe uma resposta