A triagem de resumos é realizada no processo de seleção dos artigos que serão sintetizados em uma revisão. Nem sempre é claro para pesquisadores este processo de condução. Quando se tem um grande volume de resumos para triar aumenta a complexidade e a necessidade de ter clareza para otimizar a execução e assim garantir a qualidade do processo de seleção.
No artigo Best practice guidelines for abstract screening large‐evidence systematic reviews and meta‐analyses publicado na Research Synthesis Method, Polanin e colaboradores listaram diretrizes de boas práticas para triagem de resumos em revisão sistemática de grande volume.
Antes da triagem
- Criar uma ferramenta de triagem de resumos com perguntas claras e concisas
- Certificar que a ferramenta de triagem esteja organizada hierarquicamente com perguntas fáceis no início.
- Realizar treinamentos introdutórios de triagem onde os pesquisadores aprendam e testam a ferramenta testando os mesmo 20 a 30 resumos. Repita até chegar em uma consenso.
Durante a triagem
- Reunir com a equipe de triagem 1 vez na semana ou a cada duas semanas.
- Minimizar as alterações na ferramenta de triagem.
- Usar um aplicativo de triagem de mineração de texto.
- Realizar em dupla triagem independente cada resumo.
- Reconciliar as discordâncias durante o processo de triagem.
- Incentive os pesquisadores limitando o tempo da tarefa, fornecendo incentivos.
Depois da triagem
- Análise o processo e as decisões após a triagem ter sido concluída.
Os autores destacam que as recomendações não são estáticas e não é uma lista exaustiva e as equipes de pesquisa podem desenvolver diretrizes adicionais.
Veja o artigo
Polanin JR, Pigott TD, Espelage DL, Grotpeter J. Best Practice Guidelines for Abstract Screening Large‐Evidence Systematic Reviews and Meta‐Analyses. Res Syn Meth. 2019;jrsm.1354. https://doi.org/10.1002/jrsm.1354