Do que se trata este artigo?
É um estudo transversal que mapeia a competência informacional de 318 estudantes da graduação da área da saúde. As pesquisadoras utilizaram um questionário elaborado com base em normas, indicadores de rendimento e resultados previstos na Information Literacy Competency Standards for Higher Education entre outros, totalizando 34 questões de abrangência nos seguintes padrões:
- Necessidade informacional
- Acesso a informação
- Avaliação da informação
- Uso da informação
- Uso ético da informação
Quais foram os achados?
Segundo o estudo, os achados indicaram que os estudantes atenderam os preceitos básicos da competência informacional, demostraram desconhecimento do conceito de competência informacional, dificuldades em estabelecer a necessidade de informação, pouco conhecimento em relação ao acesso as bases de dados, dificuldade em avaliar a qualidade das fontes de informação e a apresentaram necessidade de discutir o uso ético da informação.
Citação
OLIVEIRA, Daianny Seoni de, & OLIVEIRA, Nara Rejane Cruz de. (2019). Competência em Informação: mapeamento do uso de fontes de informação por discentes da área da saúde. Transinformação, 31, e170074. Epub February 07, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/2318-0889201931e170074
Foto Juliana Reis