A prática da gratidão

A prática da gratidão

De alguma forma, eu sempre me senti grata. No entanto, em alguns momentos eu tive mais contato com a prática da gratidão. Realmente, muda a ordem das coisas.

O primeiro ponto para a prática da gratidão é a aceitação como a vida se apresenta. O segundo é confiar que a vida lhe trará as respostas que necessita. Não é uma atitude passiva. É um estado de manter-se conectado com o movimento da vida. Como na respiração. Você expira e confia que terá ar para a inspiração. Um processo tão natural que muitas vezes esquecemos como é a dinâmica da respiração.

Bem, hoje eu trago dois artigos para pensarmos mais sobre este hábito tão necessário no cotidiano e pouco explorado na pesquisa.

O primeiro artigo, The proximal experience of gratitude  foi publicado em 2017 na PLOS ONE. Descreve 3 estudos e faz uma metanálise.

O segundo artigo publicado em 2014 Positive Activities as Protective Factors Against Mental Health Conditions

Como criar a prática da gratidão todos os dias

  1. Ao acordar agradeça o novo dia e tudo que ele trará.
  2. Crie o hábito de ter momentos de contemplação.
  3. Escreva sobre o que é grato.
  4. Escolha uma pessoa e visualize-a na sua frente e simplesmente agradeça.
  5. Escreva uma carta para alguém agradecendo, mesmo que não envie.

Faça um esforço para experimentar a gratidão diariamente e veja como funciona. Pode ser que você se surpreenda com o fato de que, apesar das coisas ruins, há coisas pelas quais você se sente grato ao lado dele. E sentir-se grato pode ajudar a melhorar sua mente e seu corpo.

Moskowitz

Leia mais sobre:

Practicing Gratitude Ways to Improve Positivity

Photo by Rosie Kerr on Unsplash

Deixe uma resposta