Um olhar para a psicologia positiva

Este mês eu quero me aproximar da experiência do estado de fluxo.  Para isso fui olhar a Psicologia positiva.  Neste post, listo os principais periódicos científicos com o escopo em Psicologia positiva e trago um vídeo explicativo que apresenta uma visão geral da psicologia positiva. Está em inglês e tem legendas em português.

Os principais periódicos científicos

The Journal of Positive Psychology

É uma revista interdisciplinar e internacional para ciência e aplicação de psicologia positiva. A editora Acacia Parks atua como cientista chefe da Happfy  e escreve no site da Psicology Today uma revista de Psicologia.

International Journal of Applied Positive Psychology

É uma revista revisada por pares dedicada a promover e integrar evidências em prática no campo científico da psicologia positiva. O conhecimento resultante da psicologia positiva pode ser aplicado ao longo da vida em contextos como cuidados de saúde, educação, vida profissional, comunidades e sociedades.

A revista é um fórum interdisciplinar que envolve, entre outras, disciplinas de psicologia, antropologia, sociologia, ciências da saúde, ciências da educação, ciências da administração, design, biologia, medicina e economia.

Indian Journal of Positive Psychology

É revisado por pares, publica artigos sobre o tema desde 2012.

No Brasil, não identifiquei nenhum periódico específico para o tema. A publicação sobre psicologia positiva é restrita e poucas revistas de Psicologia publicaram sobre o assunto.

Dentre os artigos,  Psicologia positiva e o estudo do bem-estar subjetivo, publicado em 2007 no periódico Estudos de Psicologia (Campinas) faz uma breve apresentação do tema. Em 2012 a mesma revista publica uma pesquisa Bem-estar subjetivo: autoavaliação em estudantes universitários. 

A Ciência e Saúde Coletiva publicou em 2009 um artigo Psicologia de orientação positiva: uma proposta de intervenção no trabalho com grupos em saúde mental.

As revistas Psicologia em Estudo  e  Paidéia publicaram resenhas do livro Florescer: uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem estar  A psicologia positiva como fomentadora do bem-estar e da felicidade Por uma nova compreensão do conceito de bem-estar: Martin Seligman e a psicologia positiva 

Em outro post, comentarei as dissertações sobre Psicologia positiva.

Juliana Reis

Enfermeira, especialista em informação científica, mestre em saúde materno infantil. Tem interesse em Práticas Integrativas, Saberes Tradicionais, Ciência e Arte, visualização de dados, gamificação, translação do conhecimento, ciência de implementação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: