MeSH on Demand, Identificador de termos e artigos similares do PubMed
A visão geral do artigo é composta por três elementos bibliográficos: o título, o resumo e as palavras-chave. Esses itens são focos de atenção nos seguintes momentos:
- Na elaboração do artigo
- Na construção da estratégia de busca
- Na seleção dos artigos na leitura de triagem leitura
- No processo de avaliação e editoração
- Na indexação pelo bibliotecário ou por mineração de dados
Tais elementos são fundamentais para aumentar a capacidade de recuperação da informação e na escolha para leitura em texto completo.
Essa atenção com a visão geral do artigo, consequentemente, com a capacidade de recuperação em bases de dados bibliográficos e outras fontes é o que chamamos de SEO acadêmico, Search Engine Optmization de textos técnicos e científicos.
Na área da saúde temos os descritores dos vocabulários controlados Medical Subject Heading – MeSH e Descritores da Ciências da Saúde – DeCS. Neste post, não vou abordar como utilizá-los, farei isso em outro post. Agora, quero falar sobre o Demand, uma ferramenta disponível pela National Library of Medicine – NLM para identificar descritores e artigos similares.
Veja como usar
Na figura 1, o menu é composto pelos itens 1 a 4, o 1 é a busca (Search), é o ponto de partida, após inserir o resumo em inglês no campo do item 5. O 2 restabelecer (Reset), é para limpar o campo do item 5 para utilizá-lo novamente. O item 3, ajuda e perguntas (Help/FAQ) e o item 4, Recursos (Features).

Figura 1 – MeSH on Demand
Na figura 2, observe os termos identificados e a relação com o vocabulário controlado.

Na figura 3, logo abaixo do campo de inserção do resumo, é sugerido uma lista de artigos similares que estão indexados no PubMed/MEDLINE.

O uso do MeSH on Demand é um ponto chave para melhorar a indexação dos artigos e na realização de resumos que possam expressar potencial de recuperação da informação em bases de dados bibliográficos como o PubMed.
Veja o vídeo tutorial
Dica
Teste os resumos de artigos de interesse