Estudo Fotográfico da Arte Urbana

Há alguns anos gosto de fotografar despretensiosamente a cidade, o meu olhar atento a paisagem urbana e como as pessoas interagem com o ambiente. Essa minha prática me levou a escolher este artigo: 

“Estudo Fotográfico da Arte Urbana: da Aventura Proibida ao Engajamento Político”,  de autoria de Anita Rink, Ione Vasques-Menezes e Marsyl Bulkool Mettrau, publicado no periódico Psicologia: Ciência e Profissão, editado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Os autores apresentam um estudo histórico-social sobre 100 fotografias feitas em municípios do Rio de Janeiro entre 2013 e 2015 e ainda entrevistaram 17 artistas de rua.

O artigo indica como as interferências da arte urbana produzem cultura e influenciam a construção do processo societário, baseado na codificação semiótica do espaço urbano e na atuação dos artistas.

Para saber mais:

Rink, Anita, Vasques-Menezes, Ione, & Mettrau, Marsyl Bulkool. (2018). Estudo Fotográfico da Arte Urbana: da Aventura Proibida ao Engajamento Político. Psicologia: Ciência e Profissão38(2), 332-346. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703002512017

Figura  Arte de rua de municípios do Rio de Janeiro. 

Juliana Reis

Enfermeira, especialista em informação científica, mestre em saúde materno infantil. Tem interesse em Práticas Integrativas, Saberes Tradicionais, Ciência e Arte, visualização de dados, gamificação, translação do conhecimento, ciência de implementação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: