O cenário da escrita criativa

Anteriormente, nesse post  eu comentei sobre a fonte de informação, Lens – Cartografia de inovação. Eu fiz uma busca simples sobre escrita criativa (“creative writing”)  na Lens só para ter uma noção do cenário. Não tenho a intenção de realizar uma busca exaustiva neste post.

A figura 1, mostra o crescimento da publicação sobre escrita criativa em especial a partir dos anos 2000.

p64_f2
Figura 1 – Ano de publicação | Fonte de dados Lens.org

No Brasil ainda temos pouco expressão dessa temática nas publicações. A figura 2,  indica os países mais produtivos com destaque para Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Índia, Africa do Sul, Canada entre outros com tradição no estudo e publicação sobre escrita criativa.

p64_f3
Figura 2 – Países de publicação | Fonte de dados Lens.org

A figura 3,  apresenta os periódicos com maior número de publicações sobre escrita criativa. A maioria são periódicos de acesso pago.  Acredita-se que é um assunto pouco divulgado e muito restrito para especialistas no tema.

p64_f4
Figura 3 – Periódicos  | Fonte de dados Lens.org

Também listei alguns periódicos

Selecionei um artigo e  um livro em acesso aberto

Photo by Justin Casey on Unsplash

Juliana Reis

Enfermeira, especialista em informação científica, mestre em saúde materno infantil. Tem interesse em Práticas Integrativas, Saberes Tradicionais, Ciência e Arte, visualização de dados, gamificação, translação do conhecimento, ciência de implementação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: