Gestão da pesquisa, uma área em crescimento

Os processos e fluxos de trabalho em pesquisa estão cada vez mais sendo profissionalizados e aperfeiçoados. Novos papéis e novos atores surgem na comunidade científica.

Neste post, eu chamo a atenção para a profissionalização dos gestores de pesquisa. O cenário está se transformando. As exigências dos órgãos financiadores, a complexidade do desenvolvimento dos projetos de pesquisa, o fluxo da comunicação científica e o retorno do investimento à sociedade. Ampliou o campo de trabalho e estudo da gestão da pesquisa. 

A organização e consolidação de associações para internacionalizar o conjunto de conhecimentos em gestão de pesquisa, estabelecer boas práticas e desenvolver abordagens internacionais para apoiar a pesquisa.

Em setembro de 2016, a Rede Internacional de Sociedades de Gestão de Pesquisa (INORMS) reuniu-se em um congresso na cidade de Melbourne, na Austrália. Os principais temas foram líderes de alto potencial em gerenciamento de pesquisa, profissionalização da gestão da pesquisa no contexto dos países de baixa e média renda, Entendendo o alcance e o impacto do seu serviço de desenvolvimento de pesquisa, planejando seu caminho para o impacto da pesquisa, treinando seus pesquisadores para o sucesso no financiamento, ferramentas e plataformas de mídia social para gerenciamento de pesquisa, melhores práticas para liderar e gerenciar um escritório de pesquisa, parcerias internacionais entre outros.

Em 2018, a Rede reunirá novamente, dessa vez será em Edinburg com o tema Promovendo a gestão global da pesquisa, apoiando desafios de pesquisa global.

No Brasil, a Brazilian Association of Research Managers and Administrators (BRAMA) na versão em português, Associação Brasileira de Gestores de Pesquisa (ABGEPq)  tem-se engajado no direcionamento em capacitar e profissionalizar pessoas que atuam na gestão de pesquisa.

Em março de 2018, acontecerá o curso de capacitação e benchmarking a distância da BRAMA. A presidente da associação, Aline Pacífico Rodrigues, apresentará o tema “O que é administração/gestão da pesquisa e onde e como pode atuar o profissional administrador/gestor de pesquisa”.

Acredito que este campo terá grande crescimento nos próximos anos. Ainda voltaremos a escrever sobre esse tema aqui. 

Photo by Baim Hanif on Unsplash

Juliana Reis

Enfermeira, especialista em informação científica, mestre em saúde materno infantil. Tem interesse em Práticas Integrativas, Saberes Tradicionais, Ciência e Arte, visualização de dados, gamificação, translação do conhecimento, ciência de implementação.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: