Exercício de pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica cada vez mais é um método fundamental para manter-se atualizado, apoiar a preparação de relatórios, elaborar trabalho final de curso, organizar protocolos ou mesmo levantar informações para uma palestra.
Este método exige o desenvolvimento da competência informacional (“information literacy”).
Elaborei com a Luciana Danielli, bibliotecária e coordenadora do curso de acesso a informação científica e tecnológica em saúde, Fiocruz este exercício para ajudar o desenho da estratégia de busca.
Exercício de pesquisa bibliográfica
https://doi.org/10.6084/m9.figshare.5616901.v2
Essa ferramenta de apoio à pesquisa tem como objetivos:
- estimular as habilidades para explorar o campo de conhecimento,
- identificar o vocabulário específico e as características da linguagem da área que a temática de pesquisa se insere,
- promover o pensamento metodológico para o desenho da estratégia de busca, consequentemente o desenho do estudo,
- sistematizar as testagens de busca bibliográfica,
- registrar as considerações do processo de busca para a tomada de decisão.
Este exercício não pretende esgotar o tema. Tem outras técnicas adotadas como exploração do tema com mapas conceituais, uso do acrônimo para perguntas por exemplo o PICO e muitas outras.