Prospero Registro para revisão sistemática

Prospero Registro para revisão sistemática

Prospero é um banco de dados  internacional de protocolos de revisão sistemática. Com o mesmo objetivo dos registros de ensaios clínicos.  Essa fonte de informação é uma iniciativa para colaborar na qualidade da publicação científica, favorecer a transparência em pesquisa, reduzir duplicidade e minimizar o viés nas revisões.

 Ao submeter um artigo de revisão sistemática, os periódicos científicos tem solicitado o número de registro neste banco.

Dica

Antes de iniciar uma pesquisa bibliográfica, seja uma revisão sistemática ou não, verifique se já foi realizada uma revisão sistemática com o tema da sua pesquisa neste banco de registros.

Na página inicial, você encontrará no menu a busca (1), conforme a figura abaixo. Clique para realizar a busca.

Ao acessar a página com o campo de busca (2), conforme a figura abaixo, digite os termos de sua necessidade de informação.

Ao identificar a lista de referências observe a data de registro, o título, o tipo de revisão ( se é Cochrane ou não) e o status da revisão ( se está em curso, se foi publicada).

Em seguida, clique em uma revisão para visualizar o protocolo.

Você pode utilizar essa fonte de informação:

  • Para o ensino do método de pesquisa bibliográfica, por meio dos exemplos de protocolos, descrições, estratégias de busca entre outros.
  • Para aprimorar novas revisões, ou seja realizar UpDate em revisões antigas em temas de seu interesse
  • Para monitorar campos de conhecimento
  • Para identificar revisões já realizadas ou em andamento.

9 Comentários

Nerivaldo Afonso Santos Publicado em23:58 - 2018-09-01

Descobrir o site hoje e estou gostando bastante, sou da área de geografia. Obrigado por compartilhar sua experiência.

    Juliana Reis Publicado em18:46 - 2018-09-02

    Oi Nerivaldo, fico feliz em saber.
    A geografia é uma área de conhecimento maravilhosa e muito rica. Faz interface com muitas outras áreas.
    Obrigada por compartilhar!
    Um abraço

Danúzia Rocha Publicado em20:16 - 2018-05-02

Juliana,

Posso registrar qualquer tipo de protocolo de pesquisa?
Sua dica foi sensacional!!!

Tarcísio Aquino Publicado em22:02 - 2018-01-12

Saudações. Obrigado por compartilhar. Entretanto, tenho uma dúvida: Se há uma revisão em andamento com o mesmo tema que busco analisar, significa que não posso realizá-la? Entendo que a transparência deva existir, porém isto, talvez, possa limitar as ideias dos demais pesquisadores.

    Juliana G. Reis Publicado em23:05 - 2018-01-12

    Obrigada por comentar! O tema pode ser o mesmo, entretanto deverá ter algum diferencial, pois a ideia é não ter desperdício de recursos de pesquisa. Por isso é importante monitorar o que está sendo realizado. Não vejo como limitar as ideias dos demais pesquisadores. Pois os objetivos da revisão são apresentar as evidências, identificar lacunas de conhecimento e sugerir pesquisas futuras. Chegamos em um momento que estamos fazendo revisões de revisões para alcançar esses objetivos por conta do volume de informação.

Deixe uma resposta